Announcement

No announcement yet.
X
 
  • Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

  • Manual do Begetter – Build para WoE/WoC no Team Sun

    Oi, eu sou o Joestar-
    Click image for larger version  Name:	WhatsApp Image 2022-01-01 at 23.57.58.jpeg Views:	0 Size:	56.2 KB ID:	11139













    Estou escrevendo esse guia porque adoro GvGs, e gostaria que mais pessoas conseguissem jogá-las em alto nível, sendo Begetter uma das melhores portas de entradas para isso, visto que é uma classe essencial para todos os cenários (e totalmente Free-to-Play). Não se assustem com os refinos sugeridos aqui, eventualmente vocês conseguirão todos, e até mesmo um Begetter com equips +10 consegue fazer a diferença em uma WoE ou WoC. Também gostaria de encorajar pessoas experientes com outras classes a fazerem seus guias, a fim de incentivar novos jogadores a se tornarem competitivos.

    1 ATRIBUTOS
    1.1 ATRIBUTOS OBRIGATÓRIOS

    Esses daqui são fixos, eles não serão alterados em qualquer build.

    • 159 VIT
    Sobrevivência, resistência (menor chance e duração do efeito) a poison, bleed, burn, stun, slow e silence, e de bônus ainda dá um pouco de defesa flat (não que isso seja relevante atualmente, todo mundo tem 200% ignore def/m.def). Não existe um único motivo para não deixar topado.
    • 159 INT
    Resistência a poison, bleed, freeze, petrify, sleep, fear, curse e blind, além de um pouco de defesa mágica flat. Também aumenta sua chance de causar bleed, o que pode ser muito útil em um cenário de GvG.

    1.2 ATRIBUTOS PERSONALIZADOS
    Aqui você decidirá o que fazer com os pontos que te sobraram após 159 VIT/INT.

    • DEX: Você precisa de 120 total (incluindo bônus de equipamentos, multijobs, food) para ter 0 cast. Você pode ir além disso, caso queira se prevenir contra o Gene Destroy de outros Begetters (-50~70 DEX), o que honestamente não me preocupa tanto;
    • AGI: Essa opção é para Begetters que ainda estão com dificuldade em sobrevivência, você pode usar a runa Gene Recombination, que converte cada ponto seu de agilidade em 20~120 HP máximo. Não use isso lategame, não mudará nada na sua vida;
    • STR: Aumenta sua chance de causar curse, o que é bem útil em um cenário de GvG, especialmente em pre-cast.

    2 EQUIPAMENTOS
    2.01 OFFHAND
    • +15 Marinesoul Bulwark (Ancient)

    Atributo random desejado: 24% Wind, Earth, Water e Fire Reduction + %PVP/GVG Reduction
    Explicação: Stackar redução de dano elemental é um dos jeitos de sobreviver ao meta. O mais importante é o stack fogo (embora todos sejam úteis), visto que a maioria dos causadores de dano em uma GvG baterão pesado com esse elemento (Slayer, Ronin e RM).

    • +15 Sins of the Living (Ancient)
    Atributo random desejado: Cast Delay -18% + %PVP/GVG Reduction
    Explicação: Só opte por esse item se você for um jogador extremamente resistente, a ideia é maximizar o quanto você consegue usar Crazy Weed e ganhar domínio de terreno na GvG. Se você não morre de qualquer forma, é uma excelente opção, caso contrário vai arruinar sua gameplay.

    Opções de card: Lude* (temporária), Snake Gorgon ou Golden Thief Bug. Particularmente não gosto de Maya*, porque o reflect é baseado no dano que você recebe (após ser reduzido), então o retorno será muito baixo, além do mais, você já tem uma Runa S* para dar reflect, não desperdice um slot importante.

    Enchant: Tenacity 3 ou 4.

    2.02 ARMADURA
    • +15 Tiderider’s Armor (Ancient)
    Atributo random desejado: 20% Wind, Earth, Water e Fire Reduction + %PVP/GVG Reduction;
    Explicação: Além da já dita redução elemental, essa armadura dá 30% stun/freeze resist, o que ajudará a atingir valores entre 100 e 110% dessas resistências.

    • +15 Crown’s Battlegear (Ancient)
    Atributo random desejado: 20% Redução de dano M-Size + %PVP/GVG Reduction
    Explicação: Essa armadura não é uma substituição, uma alternativa, você precisa ter as duas +15, e usar a que for melhor para cada situação. Quem está te matando? O stack de dano elemental não servirá de nada se a resposta for “um GX”.

    Opções de card: Dokebi (Tiderider), Argiope (Crown’s), Angeling (ambas), Loli Ruri* (honestamente não gosto dela, mas sou obrigado a falar, porque é sim bem utilizada por quem faz stack alto de Skill Dmg Reduction). Muito cuidado ao usar Argiope contra Ronin.
    Enchant: %HP + %CC (stun, freeze, stone, poison, fear) resist.

    2.03 CAPA
    • +15 Grey Elf's Manteau
    Explicação: De longe a melhor capa para um suporte do jogo, te dá um dos atributos mais importantes e raros, Skill Dmg Reduction, além de bastante %HP.

    • +15 Epaulettes of Glory (Ancient - Episódio 10)
    Atributo random desejado: 12% Skill Dmg Reduction + %PVP/GVG Reduction.
    Explicação: Essa nova capa é uma aposta excelente para Begetters (já que não temos o combo da Grey Elf's), além de ser bem mais acessível.

    Opções (?) de card: 2x Jakk (uma no livro)
    Enchant: %HP + %CC (stun, freeze, stone, poison, fear) resist.

    2.04 BOTA
    • +15 Green Rattan Shoes
    Explicação: É a melhor bota atualmente para suporte, dá muuuuita Dmg e M.Dmg Reduction.

    • +15 Refined Boots (Ancient – Episódio 10)
    Atributo random desejado: 6% Dmg & M.Dmg Reduction + %PVP/GVG Reduction.
    Explicação: É a futura substituta da Green Rattan Shoes, apesar de só ganhar em 1% de redução de dano físico/mágico, a segunda linha do Legend é bem forte.


    Opções de card: Ferus, 2x Gazeti (uma no livro), Wasteland Lord, Eddga*. Não gosto da Tesseract, por perder movespeed, mas se o seu HP estiver muito baixo (<900k), pode até ser uma opção.
    Enchant: %HP + %CC (stun, freeze, stone, poison, fear) resist.

    2.05 ACESSÓRIOS
    • +12 Survival Ring
    Explicação: Disparado o melhor acessório para um suporte, te dá tanto HP como redução Demi-Human.

    • +15 Vow Necklace (Ancient – Episódio 10)
    Atributo random desejado: 6% Redução Demi-Human (a segunda linha do Legend dá %PVP/GVG Damage, pode ignorar se quiser).
    Explicação: Seu HP está alto o bastante para perder uns % e ganhar uma miséria de Redução Demi-Human? Se sim, faça isso.

    Opções (?) de card: Fisherman Card.
    Enchant: Tenacity 3 ou 4.

    2.06 ARMA
    +15 Raging Hurricane
    Explicação: Melhor machado para um Begetter suporte, te ajudará a sobreviver contra dano físico (e acredite, você vai precisar, existem GXs, Ronins e RMs assustadores em GvGs de alto nível).

    Opções de card: Meta Ant Egg (temporária), Spashire*.
    Enchant: dois %CC resist altos ou Tenacity 3/4.

    2.07 HAT
    • +12~+15 Mao Guai Listens
    Explicação: Melhor custo x benefício, fácil de conseguir ter em alto refino e pegar uma boa Refine M.Dmg Reduction (o que é absurdamente importante), além de dar um pouquinho de %HP e Skill Dmg Reduction.

    • +15 (voucher) Midgards Helm (Guild)
    Explicação: É uma boa opção para torrar seu voucher de refino +15, útil para um stack de redução Demi-Human, e o principal, Refine M.Dmg Reduction.

    Opções de card: Nightmare ou Mentalist. Você pode usar Orc Hero? Pode, mas não precisa, ninguém dá stun e é fácil atingir 100~110% stun resist. Só faça isso se quiser usar Oracle Mirror defensivo de Redução Demi-Human.
    Enchant: %Dmg Reduction.

    2.08 FACE
    • +15 Goblin Leader Mask
    Explicação: Ridiculamente barata, te dá 30% redução demi-human e um refino +15 no lado direito.

    • +15 (voucher) Japanese Dragon Noodle
    Explicação: Eu não trocaria a GLM +15 por esse gacha +6, mesmo que o atributo seja obviamente melhor, porque a redução por refino é a coisa mais forte desse game inteiro. Contudo, ela +15...Se você tiver esse gacha, é sua obrigação usar o voucher nela.

    • +15 Midgards Goggles (Guild)
    Explicação: Muitos de vocês (e com razão) irão gastar o voucher de aniversário do jogo nessa face, nas builds de 6v6, para conseguir Stone Resist e não sofrer tanto para ninja. Só queria dizer que sim, dá para usar ela na build de GvG também.

    Enchant: HP flat. A verdade é que todos são terríveis pra gente, eu uso Healing Increase + Healing Received porque reaproveito a face no meu Chrono suporte.

    2.09 MOUTH
    • +12~+15 Angry Snarl
    Explicação: Sem dúvidas é a melhor boca para se ter em altos refinos, te dando bastante redução de dano Demi-Human. Não tenha esperanças de ver uma na exchange, porém.

    • +12~+15 Pipe
    Explicação: Caso você não consiga a Angry Snarl, essa daqui é uma boa opção também. Refino é refino, e ainda te dá 10% de HP.

    • +15 (voucher) Kraken Treasure Key
    Explicação: Segunda melhor boca para nós, é uma opção válida para se gastar o voucher, embora ela seja sim inferior à Angry Snarl, se você quiser uma dor de cabeça a menos para refinar, vá em frente.

    Enchant: %Dmg Reduction.

    2.10 BACK
    • +10~+15 Midnight Stars
    Explicação: De longe a melhor (e mais cara) back para um suporte, te dá um atributo extremamente importante e difícil de conseguir, Skill Damage Reduction. Stackando esse atributo, você fará os DPSes adversários chorarem no banho pós-GvG. Atualmente está 1.5b a +10, contudo.

    • +12~+15 Midgards Bag (Guild)
    Explicação: Refino é refino, então é uma opção bem válida. Além disso te dá um pouquinho de Dmg Reduction e Freeze resist. Não gasta seu ticket aqui por favor.

    Fate Wheel (no maior refino possível, não gaste voucher aqui, a menos que jogue de Saint no 6v6)
    Explicação: Reduz o cooldown, é uma boa opção junto do Sins of Living na offhand, você consegue usar Crazy Weed em um intervalo de mais ou menos 2 segundos, é bem forte.

    Enchant: Blasphemy (boa sorte) ou 9%+ HP.

    2.11 TAIL
    • +12~+15 M.Def Fairy (Guild)
    Explicação: Só use isso se, e somente se, você não tiver 100% stun resist.

    • +12~+15 Amethyst Creature
    Explicação: Melhor tail possível para suporte, necessária para o stack de Skill Damage Reduction, além de (ainda) não ser tão caro.

    Enchant: Blasphemy (sério, boa sorte mesmo) ou 9%+ HP.

    3 ORACLE MIRROR
    Hollgrehenn’s Refined Hammer (ofensivo) + Meteorite Armor (defensivo)
    Se conseguir fechar Stun sem a Meteorite, Luetz Energy Rune Armor +15.

    4 RUNAS IMPORTANTES
    Thorny Vine Armor (3ª linha ativa);
    Dark Thorns (3ª linha ativa, 2ª linha alta);
    Vine Purgatory (2ª linha alta);
    Barbarous Thorn (1ª linha alta);
    Shrill Howling (2ª linha alta, ideal ambas altas);
    Última ao seu gosto, pode ser a Merging Curse, Gene Recombination ou Void Summon, a real é que não fará tanta diferença assim.

    5 RELÍQUIA
    • Valkyrie's Blessing (Opção F2P, VIT+INT);
    • Elf's Piccolo (%HP, -50% FCT e -100% VCT);
    • Horn of the Watcher (True Sight);
    Minha favorita é a de True Sight, e não recomendo nenhuma além dessas três. Sério, se você estiver tomando HK, a relíquia de anti-hk é o menor dos seus problemas.

    F.A.Q.
    1) Quantos % no livro eu preciso para jogar de Begetter? E atk/matk no livro?
    0. Mas seria bem legal se você tivesse pelo menos uns 60k de HP.

    2) Quais são as minhas principais skills?
    Precast: Full Chemical Protection (FCP), Hell Plant, Thorn Trap, Mutant Mandragora, Crazy Weed, Mandragora Howling, escudinho da Lif (isso salva vidas, use sempre).
    Open floor: FCP, Crazy Weed (ofensivo e defensivo), Mandragora Howling, Hell Plant (lateral do stack), escudinho da Lif.

    3) Meu papel é quebrar equips?
    Não, seu papel é dominar o terreno, quem tem vantagem em terreno engole o stack adversário. Você está lá para remover Earth Field, Epiclesis, Ninja Field, e se der usar Mandragora e deixar todo mundo castando. Você é quem dita o ritmo de uma briga, na GvG.

    4) Quais são bons valores de referência para um suporte?
    54% Refine Damage Reduction, 48%+ Refine M.Damage Reduction, 150%+ Fire Dmg Reduction, 40%+ Skill Damage Reduction, 900k+ HP. Nâo é nada de outro mundo, totalmente atingível sendo F2P. Também está bem longe de ser o teto de reduções, estou apenas dando alguns números para orientação, mas dá pra ir muito, muito além disso, e em reduções diferentes também (tamanho, raça, tipo).

    5) Eu vou usar Crazy Throw ou Fire Expansion?
    Só e somente em breakers, durante o precast, não use isso em nenhuma outra situação. Se você quer tanto assim quebrar equip, usa o Hollgrehenn’s Refined Hammer no Oracle Mirror, e quebra no Crazy Weed.

    6) E o Begetter DPS?
    Runemaster/Ronin
    Switch Jobs OK.

    7) Por quê refino é tão importante?
    Redução de dano por refino, seja do lado esquerdo do set (físico), seja do lado direito (mágico) é a melhor redução de dano do jogo, porque ela é uma redução final, literal, e isso é o que mais te tornará resistente. Por isso aconselho a usar um equipamento não-ideal (Momo Shoes, por exemplo), no refino +15, ao invés de um ideal (High Fashion Sandals) no +10, porque esses 5 níveis de diferença serão -4.5% de dano físico final sofrido. Os atributos da HFS são melhores, mas não são melhores que essa redução.

    8) Tá, e como eu vou refinar meus itens?
    Eu não acredito em padrões ou sequência, qualquer um que já leu algumas linhas de programação do jogo sabe que isso não faz sentido, não consta nada lá, é meramente superstição. Então, vá pela estatística, refine em alto volume, ao invés de refinar um item do +10 ao +15, tente com vários itens +10. Para ancients, costumo colocar de 5 a 10 itens no +10 (safe refine), e então clico em todos igualmente. Para itens da direita, 2 a 3 itens +10 te dão boas chances de um +12. Se mais de um subir, por quê não arriscar um +13~+15?

    9) E o zeny para as cards endgame?
    Ragnarok é um jogo de administração e de rotina, tenha um bom farmer (um Stellar, por exemplo, irá te render na faixa de 15m por dia), e faça isso todos os dias. 105m de farm vindo da stamina por semana. Se contar o zeny de instâncias (Oracle NM, TT Legend, Corredor etc.), é perfeitamente possível chegar nos 150m/semanais. Agora é só ser disciplinado e não torrar com besteiras. eu não faço isso


    10) Essa build é boa no 6v6?
    Os equips são sim, a classe não. Upe a multijob Chrono e seja feliz, mas já aviso que se acharam essa build difícil de atingir, saibam que ela é só 1/3 de um suporte bem montado para o 6v6, lá serão necessárias várias outras cards e equipamentos para switch, dependendo de quem está enfrentando.



    Por hora é isso, se lembrar de mais algo adicionarei.
    Se quiser fazer uns banners pro guia ficar bonitinho, me manda.
    Dúvidas, sugestões, correções, PM Joestar- no jogo ou Giorgio#4946 no Discord.

    Se você tiver um Blasphemy 4 não me manda, juro que vou te bloquear.
    Last edited by Joestar; 01-04-2022, 08:30 AM.

  • #2
    Acabei de migrar pra classe, to seguindo suas dicas xD
    Obrigado!!! \o/

    Comment

    Working...
    X